O projeto foi realizado com a turma do 8ºA e 8º B da Escola Municipal Ignês Andreazza, com auxilio da professora de História, Educação Física e a STE.
Esse projeto teve a duração de 1º bimestre, pois a ementa concebida era sobre o Continente Africano, primeiramente os alunos foram para a STE onde assistiram a um vídeo explicando o povoamento, localização, clima, relevo, vegetação, países, hidrografia, população, cultura e demografia, assim tiveram que fazer um relatório sobre o vídeo e responder a um questionário sobre esse texto.
Na aula seguinte assistiram ao filme “Invictus” , onde foi utilizado o datashow e caixa de som, este fime retratava o governo de Nelsom Mandela na África do Sul, onde através dele tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da vida desse grande lutador que por muitos anos ficou preso e sempre lutou contra o racismo que existia na própria África, esse filme teve a duração de duas aulas.
Posteriormente foi entregue dois croquis dos mapas do Continente Africano sendo que um era de vegetação e o outro de clima para pintarem.
Assim, não só o foco foram os conflitos existentes nos países da África como também a fome e a miséria, pois um dos poucos países industrializados é a África do Sul e o Egito que vive do turismo, e também foi discutido com eles a nossa própria origem, pois somos descentes de muitos africanos.
Os alunos participaram e se envolveram questionando e conseguiram focar na proposta de trabalho, foi clara a forma de apresentação, perceberam que a África é um país praticamente abandonado pelos seus governantes, a dúvida mais recorrente foi que como a África foi habitada primeiramente, descobriram que nós temos características físicas de povos africanos. Trocaram ideias com seus colegas, não disputaram o uso da máquina e se comportaram bem, colaboraram uns com os outros e trocaram informações que acharam relevantes, em todas as duplas o objetivo foi alcançado, a condução da aula primeiramente foi diretiva e posteriormente o espaço foi aberto para que eles pudessem tirar suas dúvidas e informações, os equipamentos e programas funcionaram em contento.
A máquina fotográfica digital foi usada para tirar fotos dos alunos, eles se empolgaram com a proposta de trabalho, pois utilizamos a sala de tecnologias educacionais e isso os animou e também o filme, que saiu daquela aula de quadro e giz, e o projeto envolveram outras disciplinas como História e Educação Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário