O contexto atual ressalta a necessidade de apropriação das mídias e tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos no espaço escolar. Por isso, a comunidade escolar precisa ser preparada para o uso efetivo das TIC´s e para as novas linguagens que propiciam.
A partir do entendimento da relevância das competências para o uso de tecnologias em educação, a formação do professor – inicial e continuada – deve preocupar‐se em fornecer elementos para o planejamento e uso didático dos recursos midiáticos e das TIC´s.
“Os professores que sabem o que as novidades tecnológicas aportam, bem como seus perigos e limites, podem decidir, com conhecimento de causa, dar-lhes um amplo espaço em sua classe, ou utilizá-las de modo bastante marginal. Neste último caso, não será por ignorância, mas porque pesaram prós e contras, depois julgaram que não valia a pena, dado o nível de seus alunos, da disciplina considerada e do estado das tecnologias. Pode ser mais simples e igualmente eficaz ensinar física ou história por meios tradicionais do que passar horas pesquisando documentos ou escrevendo programas, sem que se tenha tempo para pensar nos aspectos didáticos.”
(PERRENOUD, 2000, p.138).
Para fazer esse julgamento, é preciso que se conheçam as possibilidades de uso das mídias e tecnologias na Educação. Só assim é possível decidir qual o melhor recurso didático a ser empregado em cada caso.
O uso das TIC requer o desenvolvimento, contínuo e progressivo, de competências específicas, ou seja, um conjunto de saberes, valores e atitudes que habilita a agir em uma determinada situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário