Trabalhar com um currículo flexível contribui bastante para que ocorra uma integração curricular que atenda ao contexto local e aos anseios dos alunos.
“O currículo (...) não seria o que está em um documento oficial nem o que contém um livro‐texto ou o que o professor decide que vai ensinar a cada dia. O currículo, deste ponto de vista, se amplia e passa a ser o que vivemos, as relações que mantemos ou desejamos, os saberes que construímos ao nos apropriarmos da informação transformando‐a em conhecimento quando a transferimos a situações novas ou o papel que desempenhamos em nosso ambiente social – como trama de relações e representações, não como espaço físico.” (HERNANDÉZ, 2006, p. 51.)
Nessa condição, o currículo pode assumir especificidades de um projeto em que os conteúdos são apresentados em uma perspectiva não disciplinar e ao qual as TIC´s podem ser incorporadas.
Então... Como fazer? Por que utilizar esta ou aquela mídia ou tecnologia? Em que situações?
Para tais decisões, o professor precisa conhecer os recursos existentes na escola e verificar a sua disponibilidade.
Mais do que saber como utilizar as tecnologias de informação e comunicação, é necessário reconhecer as suas possibilidades de uso e, em especial, as da integração curricular.
É fundamental compreender como ocorre a construção do conhecimento para que o uso das TIC´s na educação seja efetivo. Entender a organização do currículo, o papel da avaliação e os princípios da gestão escolar também são pontos importantes que, entre outros, serão revistos e aprofundados no decorrer do curso.
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