O texto fala sobre os meios de comunicação e as mídias utilizadas na escola. A maioria das escolas tem, mas o problema está na formação e capacitação dos professores. Alguns não utilizam por medo, por não saber como funciona. E aí que entra o planejamento, pois com o plano bem feito, o professor fazendo pesquisas e manejando o material que será usado, testando os equipamentos a aula será bem sucedida. Na escola onde trabalho, EPM Ignês Andreazza, a maioria dos professores já utilizam as várias mídias, como DVD, Datashow, TV, Rádio. Também utilizam os vídeos do suporte midiático YouTube. A tecnologia nos faz melhores, principalmente quando temos oportunidades de utilizá-la para auxiliar no processo ensino aprendizagem. A tecnologia aliada a novas ideias e planejamentos coerentes melhoram muito o trabalho do professor na sala de aula. Motivam os alunos a querer aprender mais, a pesquisar mais.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
4.2 - Visitando o Portal do professor
O Portal do Professor é muito interessante. Pois além de ter vários recursos para planejamento de aulas, podemos disponibilizar nossos planos e muitas ideias. A troca de informação é de suma importância para nossa classe, pois se algum projeto deu certo em alguma escola, porque não copiar e multiplicar seus resultados?
Atividade 4.1
O contexto atual ressalta a necessidade de apropriação das mídias e tecnologias de informação e comunicação como recursos didáticos no espaço escolar. Por isso, a comunidade escolar precisa ser preparada para o uso efetivo das TIC´s e para as novas linguagens que propiciam.
A partir do entendimento da relevância das competências para o uso de tecnologias em educação, a formação do professor – inicial e continuada – deve preocupar‐se em fornecer elementos para o planejamento e uso didático dos recursos midiáticos e das TIC´s.
“Os professores que sabem o que as novidades tecnológicas aportam, bem como seus perigos e limites, podem decidir, com conhecimento de causa, dar-lhes um amplo espaço em sua classe, ou utilizá-las de modo bastante marginal. Neste último caso, não será por ignorância, mas porque pesaram prós e contras, depois julgaram que não valia a pena, dado o nível de seus alunos, da disciplina considerada e do estado das tecnologias. Pode ser mais simples e igualmente eficaz ensinar física ou história por meios tradicionais do que passar horas pesquisando documentos ou escrevendo programas, sem que se tenha tempo para pensar nos aspectos didáticos.”
(PERRENOUD, 2000, p.138).
Para fazer esse julgamento, é preciso que se conheçam as possibilidades de uso das mídias e tecnologias na Educação. Só assim é possível decidir qual o melhor recurso didático a ser empregado em cada caso.
O uso das TIC requer o desenvolvimento, contínuo e progressivo, de competências específicas, ou seja, um conjunto de saberes, valores e atitudes que habilita a agir em uma determinada situação.
Currículo
Trabalhar com um currículo flexível contribui bastante para que ocorra uma integração curricular que atenda ao contexto local e aos anseios dos alunos.
“O currículo (...) não seria o que está em um documento oficial nem o que contém um livro‐texto ou o que o professor decide que vai ensinar a cada dia. O currículo, deste ponto de vista, se amplia e passa a ser o que vivemos, as relações que mantemos ou desejamos, os saberes que construímos ao nos apropriarmos da informação transformando‐a em conhecimento quando a transferimos a situações novas ou o papel que desempenhamos em nosso ambiente social – como trama de relações e representações, não como espaço físico.” (HERNANDÉZ, 2006, p. 51.)
Nessa condição, o currículo pode assumir especificidades de um projeto em que os conteúdos são apresentados em uma perspectiva não disciplinar e ao qual as TIC´s podem ser incorporadas.
Então... Como fazer? Por que utilizar esta ou aquela mídia ou tecnologia? Em que situações?
Para tais decisões, o professor precisa conhecer os recursos existentes na escola e verificar a sua disponibilidade.
Mais do que saber como utilizar as tecnologias de informação e comunicação, é necessário reconhecer as suas possibilidades de uso e, em especial, as da integração curricular.
É fundamental compreender como ocorre a construção do conhecimento para que o uso das TIC´s na educação seja efetivo. Entender a organização do currículo, o papel da avaliação e os princípios da gestão escolar também são pontos importantes que, entre outros, serão revistos e aprofundados no decorrer do curso.
Relatório do projeto executado
O projeto foi realizado com a turma do 8ºA e 8º B da Escola Municipal Ignês Andreazza, com auxilio da professora de História, Educação Física e a STE.
Esse projeto teve a duração de 1º bimestre, pois a ementa concebida era sobre o Continente Africano, primeiramente os alunos foram para a STE onde assistiram a um vídeo explicando o povoamento, localização, clima, relevo, vegetação, países, hidrografia, população, cultura e demografia, assim tiveram que fazer um relatório sobre o vídeo e responder a um questionário sobre esse texto.
Na aula seguinte assistiram ao filme “Invictus” , onde foi utilizado o datashow e caixa de som, este fime retratava o governo de Nelsom Mandela na África do Sul, onde através dele tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da vida desse grande lutador que por muitos anos ficou preso e sempre lutou contra o racismo que existia na própria África, esse filme teve a duração de duas aulas.
Posteriormente foi entregue dois croquis dos mapas do Continente Africano sendo que um era de vegetação e o outro de clima para pintarem.
Assim, não só o foco foram os conflitos existentes nos países da África como também a fome e a miséria, pois um dos poucos países industrializados é a África do Sul e o Egito que vive do turismo, e também foi discutido com eles a nossa própria origem, pois somos descentes de muitos africanos.
Os alunos participaram e se envolveram questionando e conseguiram focar na proposta de trabalho, foi clara a forma de apresentação, perceberam que a África é um país praticamente abandonado pelos seus governantes, a dúvida mais recorrente foi que como a África foi habitada primeiramente, descobriram que nós temos características físicas de povos africanos. Trocaram ideias com seus colegas, não disputaram o uso da máquina e se comportaram bem, colaboraram uns com os outros e trocaram informações que acharam relevantes, em todas as duplas o objetivo foi alcançado, a condução da aula primeiramente foi diretiva e posteriormente o espaço foi aberto para que eles pudessem tirar suas dúvidas e informações, os equipamentos e programas funcionaram em contento.
A máquina fotográfica digital foi usada para tirar fotos dos alunos, eles se empolgaram com a proposta de trabalho, pois utilizamos a sala de tecnologias educacionais e isso os animou e também o filme, que saiu daquela aula de quadro e giz, e o projeto envolveram outras disciplinas como História e Educação Física.
O projeto na escola com a integração de tecnologias
Escola Polo Municipal Ignês Andreazza
Planejamento do projeto das TIC´s: O Continente Africano
Disciplina: Geografia
Série: 8º ano A e B Quantidade de alunos: 52
Professores: Vilma Adriane Messa
Alline Olivia Flores Gonzalez
O papel dos professores: Vilma: Aplicou o conteúdo e auxiliou os alunos.
Alline: manuseio dos equipamentos e observação.
Objetivo: Conhecer e compreender o continente africano: países, clima, relevo, cultura e formação.
Procedimentos: Os alunos irão a STE, assistirão a vídeos e pesquisarão na internet sobre o assunto trabalhado.
Recursos: Data show, Notebook, Caixa de som, Computadores, internet, máquina digital
Avaliação: Participação ativa e questionário com respostas.
Conclusão: Aprendemos com o projeto que o continente africano é muito pobre e seu desenvolvimento ocorre lentamente, e no próprio continente há a desigualdade social e sua subdivisão África Islâmica (que se refere a países que se encontram no Deserto do Saara) e África Subsaariana ( que se encontram seus países ao Norte do Deserto do Saara). E futuramente desenvolver atividades que exponham através de cartazes a realidade do Continente Africano.
Bibliografia: Geografia Espaço e Vivência, Atual Editora, 8º Ano
Projeto Araribá Editora Moderna 8º Ano
Wikipédia
Youtube
Assinar:
Postagens (Atom)